domingo, 7 de junho de 2009

Bodhisatthiva

Para que o termo e a explicação não se torne vaga, torta ou demasiada rebuscada, vou utilizar aqui a definição do Glossario teosofico de H.P.B.

Bodhisatthiva (sânsc.) - Literalmente: "Aquele cuja essência (sattva) tornou-se inteligência (bodhi)", aquele a que falta apenas uma encarnação para chegar a ser um Budha perfeito, isto é, para ter direito ao Nirvâna.

Este, como aplicado aos Buddhas Manuchi (terrestres). No sentido metafisico Bodhisatthiva é o titulo dado aos filhos do Dhyâni Buddhas celestes. Aquele que possui o dom ou qualidade de bodhi (sabedoria suprema ou iluminação). Na ordem hierárquica, o Bodhisatthiva é inferior ao "Buddha perfeito". Na linguagem exotérica, estes dois termos são muito confundidos. Com tudo, o inato e justo sentimento popular, em razão do grande sacrifício que o Bodhisatthiva fez de si mesmo em sua respeitavel estima, colocou-o em um lugar mais eminente que o Buddha.

Nos países búdicos do Norte, cada novo Bodhisatthiva, o grande Adepto Iniciado, recebe o nome de "libertador da humanidade". (Voz do Silêncio III).

Nenhum comentário:

Postar um comentário