sexta-feira, 5 de junho de 2009

Buda

Buda ou Buddha significa literalmente Iluminado, desperto, deriva do sânscrito बुद्ध e refere-se a alguém que transcendeu todo o sofrimento inerente a condição humana.

Atualmente, as referências ao Buda referem-se em geral a Siddharta Gautama , mestre fundador do Budismo no século VI antes de Cristo. Ele seria, portanto, o último Buda de uma linhagem de antecessores cuja história perdeu-se no tempo. Conta a história que ele atingiu a iluminação durante uma meditação sob a árvore Bodhi, quando tornou-se o Buda.

O termo Buda esta diretamente ligado a um Mestre da Humanidade, Avatar (literalmente mensageiro), alguém que trás aos homens uma doutrina moral e ética, formador de uma religião ou nova civilização.

Para chegar a ser um buddha é preciso destruir inteiramente a escravidão dos sentidos e da personalidade, adquirir uma completa percepção do EU e aprender a não o separar dos demais eus, aprender também, por experiência, em primeiro lugar, a completa falta de realidade de todos os fenômenos do Cosmo visível, estando ainda na terra, só no imortal e eterno, num supremo estado de santidade.

Provérbios:

"Um amigo insincero e mau é mais temível que um animal selvagem; a fera pode ferir-lhe o corpo, mas o mau amigo pode lhe ferir a mente." (Sakyamuni)

"Um rochedo não é abalado pelo vento; a mente de um sábio não é perturbada pela honra ou pelo abuso." (Sakyamuni)

"O que somos hoje e o que seremos amanhã depende de nossos pensamentos. Se procedo mal, sofro as conseqüência; se procedo bem, eu mesmo me purifico." (Sakyamuni)

"O leite fresco demora em coalhar; assim, os maus atos nem sempre trazem resultados imediatos. Esses atos são como brasas ocultas nas cinzas e que, latentes, continuam a arder até causar grandes labaredas." (Sakyamuni)

"Viver apenas um dia ou ouvir um bom ensinamento é melhor do que viver um século sem conhecer tal ensinamento." (Sakyamuni)

"Por mais que na batalha se vença a um ou mais inimigos, a vitória sobre si mesmo é a maior de todas as vitórias." (Sakyamuni)


Nenhum comentário:

Postar um comentário